Aula 2

Associação de Ideias

Leia inicialmente o Capítulo Associação de Ideias do livro Redação Publicitária – PDF enviado no link abaixo
http://fantasticomundopublicitario.files.wordpress.com/2010/06/redacao-publicitaria-e28093-estudos-sobre-a-retoria-do-consumo.pdf

Conceito linguístico - Associação de palavras:
O signo linguístico = imagem acústica (significante) + conceito (significado).
Essa união se dá por meio de um laço arbitrário. A palavra “árvore”, por exemplo, é constituída pelo seu aspecto concreto, seu conjunto sonoro (significante), e seu aspecto conceitual, abstrato, a imagem mental (significado).

Como unir uma ideia à outra.

Segundo Aristóteles:
Semelhança – Exatidão no que representa – uma paisagem reproduzida num quadro conduz naturalmente nossos pensamentos para o seu original, o que consiste numa associação por semelhança.
Contraste – relações opostas
Contiguidade – Uma parcela de um todo que já é conhecido – Quando se fala sobre um apartamento de um edifício, abre-se o caminho para uma conversa sobre os outros apartamentos; a associação se dá então por contiguidade
Segundo David Hume – Sec. XVIII
Ampliou o conceito para causa - efeito – E, se pensamos num ferimento, é quase impossível não refletirmos acerca da dor que o acompanha, sendo que a conexão de ideias nesse caso é de causa e efeito.
Suprimiu – contraste (por entender que semelhança + contiguidade = contraste)

Relações de significados 

Relações sintagmáticas são as relações que existem entre as palavras de uma frase. São relações no plano horizontal. Ex: “Eu a conheço”. As três palavras estão relacionadas sintagmaticamente, dentro de um sintagma (frase).


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Paradigmática – Associações na própria mente. Relações paradigmáticas são aquelas que existem entre uma palavra da frase e outra que está fora da frase. São relações semânticas, isto é, relações de sentido, de oposição, de substituição, de equivalência. Estão no plano vertical.
foto sintagma
Associação de ideias: quanto à elaboração da mensagem geral (texto e imagens). Associação de palavras: quanto à construção da mensagem restrita (apenas texto).
Rede Semântica – Quando passamos pelos processos de persuasão, podemos ressaltar duas fases fáceis de serem identificadas, que diferenciam o contato com o consumidor:
1-cognitivo – consciência do produto – saiba o que é o produto e o que ele faz;
2-afetivo – emulação da situação da qual ele possa se sentir.
Como criar essa simpatia/ afetividade pelo produto?
Através da rede semântica, é possível obter:
1-conhecimento da visão de mundo do seu consumidor
2-transcrição dessa visão de mundo em texto/anúncio.
Exemplo para análise:
Criador-e-Criatura-Nokia
No anuncio acima, qual associação de ideias foi utilizada?  
Semelhança? Contraste? Contiguidade? Causa - efeito?

Qual o seu Conceito linguístico:
ache o significante: (imagem acústica)
ache o significado: (conceito mental)

Exercício de Reflexão Criativa 1:
1. Procure um anúncio que Trabalhe a associação de Ideias.
2. Poste-o e analise-o segundo os postulados de Aristóteles e Hume sobre a associação de ideias utilizados no anúncio. Justifique, ok.
3. Neste mesmo anúncio, ache o seu conceito linguístico (significante +significado) e analise-o quanto a sua relação de significação.(sintagmática + paradigmática)

Exercício de Reflexão Criativa 2:
a) Crie um anúncio para a Marca Colcci (lojas Flamboyant e Goiânia Shopping) utilizando Associação de Ideias que achar mais conveniente, porém é necessário justificar o uso da Associação, ok. Ele será veiculado na Revista Ludovica - formato 1 página. Lançamento: Primavera/verão

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