Aula 9

Técnicas Criativas: Hiperbolização, Reserva Espetacular, Transfiguração Qualitativa, Referência Inesperada

 Hiperbolização
A técnica de Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula. Mas este jogo com a satisfação prometida, este afastamento da realidade num universo extraordinário, cria uma certa cumplicidade com o leitor e conferem força. O perigo desta técnica é não ousar ir longe demais.
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Questões:
  • Qual seria a representação natural e normal dessa satisfação?
  • Não se pode acrescentar à essa representação natural de satisfação umexagero publicitário grosseiro?
O risco da Hiperbolização é que o exagero são seja suficientemente longo ao ponto de alcançar o mito, a fábula, mantendo-se o tom de humor sem virar “um grosseiro pastelão”.
Reserva Espetacular
A técnica de Reserva Espetacular consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta “presença espetacular” do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status ao produto em questão. Isto implica o precioso, o prestígio e um certo esnobismo.
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Questões:
  • A base da mensagem (representação do produto) é reconhecida e atribui status à marca junto ao público?
  • A natureza e o aspecto físico do produto contém representações visuais fortes,marcantes?
  • Dispomos de um orçamento suficientemente elevado para que esta simplesrepresentação pelo silêncio tenha impacto?
O risco da Reserva Espetacular é que o produto não seja suficientemente forte para se prestar a uma comunicação implícita deste tipo.
A Transfiguração Qualitativa
A técnica de Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Através desta técnica são construídas fortes campanhas. Um misto da técnica de Reserva Espetacular, mas com o diferencial qualidade explícita.
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Questões:
  • Existe, na mensagem, um elemento estético que se preste a uma expressão artística e que transmita qualidade ao produto anunciado?
  • Quais os principais atributos qualitativos do produto a serem trabalhados?
O risco da Transfiguração Qualitativa é o exagero nos atributos de qualidade do produto. Preocupe-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.
Referência Inesperada
A técnica de Referência Inesperada consiste em utilizar um elemento verbal e visual bem conhecido do consumidor, e, por meio de uma ligeira modificação, desvia-se o sentido do benefício do produto ou da marca a promover. Esta mudança produz o choque do reconhecimento, a surpresa causada pelo desvio de memorização do conjunto. A troca de papéis – mãe e filha / pai e filho, enfim o encontro de situações adversas que se passa no plano cognitivo ou cultural.
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Questões:
  • Existe um elemento conhecido do público que seja paralelo à mensagem que se quer transmitir?
  • A modificação a ser introduzida é suficientemente leve, de forma a presente identificação do elemento de referência original?
  • Não se trata de uma mera aproximação verbal ou visual?
  • Elemento de referência fixado é efetivamente reconhecido pelo público consumidor?
O risco da Referência Inesperada é a incompreensão causada pela falta de referência entre a mensagem (código) é o consumidor (decodificador).
O exercício prático a seguir é fácil:
– Ache um anúncio que utilize cada uma das 4 técnicas dadas na aula de hoje e poste (os 4 juntos)
– Depois, crie 1 anuncio completo para Renner em 4 versões: utilizando a técnica de Hiperbolização, Transfiguração Qualitativa, Reserva Espetacular e Referência inesperada. Sei que será um desafio, que será superado por todos com muita competência, ok.

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